13/08/2010

Parabéns Portuguesa pelos seus 90 anos de história

Em Homenagem aos 90 anos da Portuguesa, comemorado hoje dia 14 de agosto de 2010, o Blog Força Lusitana realizou, nesta semana, uma votação em que seria escolhido os dois melhores jogadores da história da Portuguesa, e esses dois jogadores representam a história da Lusa, uma história de garras, de glórias, de desafios. E vocêis os escolhidos são, sem dúvida, a representação máxima desses 90 anos da Associação Portuguesa de Desportos.

1-Djalma Santos: O maior lateral do mundo

Djalma Santos é entrevistado no Juca Entrevista

Parte 1



Parte 2



Parte 3



Nasceu dia 17/2/1924 em São Paulo, O sonho do melhor lateral da história da Lusa era ser piloto de avião, mas ele acabou ferindo sua mão em uma fábrica de calçados, onde trabalhava, abandonando o desejo da aviação.
Ele fez sua estréia na Portuguesa em 9 de agosto de 1948, numa partida de aspirantes, contra o Corinthians.
A estréia na equipe profissional foi em 16 de agosto de 1948, na derrota de 3 a 2 para o Santos, com os gols da Portuguesa marcados por Pinga e Simão.
No início de sua trajetória na Portuguesa, em 1948, era chamado apenas de Santos, pois já havia um Djalma na equipe.
Quando Brandãozinho foi contratado da Portuguesa Santista, em 1949, e o lateral-direito Luizinho contundiu-se, Djalma Santos, que até então jogava como centromédio, passou a jogar na lateral, posição que o consagraria não só no clube do Canindé, tomando porpoções mundiais.
Como jogador da Portuguesa, fez 53 partidas com a seleção brasileira, vencendo o I Campeonato Pan-americano em 1952, no Chile, e a Copa do Mundo de 58 sendo considerado o melhor lateral-direito do torneio.. Realizou 453 partidas pela Portuguesa. Conquistando o bicampeonato do Rio-São Paulo em 1952 e 1955 e a Fita Azul em 1951 e 1953. A sua despedida ocorreu na vitória de 6 a 3 sobre o Palmeiras, em 29 de abril de 1959 em partida era válida pelo Rio-São Paulo.
Quando se fala em lateral, Djalma Santos é uma grande referencia. Foi um dos precursores do arremesso lateral longo, em direção a área, que mais parecia um cruzamento. Dono de uma vitalidade incrível, cruzamento preciso e chute potente, ainda passou por Palmeiras e Atlético do Paraná, sendo considerado Ídolo destes dois clubes até hoje, antes de encerrar sua brilhante e vitoriosa carreira aos 43 anos de idade. Em 1972 ainda atuou pela última vez pela Lusa contra a Seleção do Zaire, em amistoso comemorativo pela inauguração do Estádio Independência. Sem dúvida um dos maiores laterais direito da história do futebol no mundo.
Hoje Djalma Santos comanda um projeto onde usa o Futebol para ajudar as crianças e os jovens em Uberaba-MG.

"O Djalma mora no meu coração, tenho 52 anos, e ia ao estádio ver o Djalma jogar, sou Palmeirense, e passei a ter um carinho especial pela Lusa porque o Djalma veio dela. Um abraço à todos e principalmente ao Djalma. Que Deus o ilume sempre".
Renato de Luca

"Djalma é, sem dúvida nenhuma, uma grande figura, não só pelo que desempenhou como jogador de futebol, mas também por sua personalidade, um homem simples, educado e de um grande humor. Tem grandes estórias pra contar".
Guilherme Borges

Djalma pode ser homenageado pois foi o jogador que deu um enfoque a Portuguesa em proporções mundiais, Atleta, jogador e ainda por cima Idolo mundial, Djalma Santos foi o primeiro jogador brasileiro a ser convocado para a seleção dos melhores do mundo da FIFA.
Djalma apesar de tanto tempo, nós lusitanos não te esquecemos, você é um jogador com raça, amor a camisa e habilidade que nunca mais poderemos ver nos gramados mundiais.

OBRIGADO DJALMA SANTOS POR MOSTRAR PARA OS LUSITANOS O QUE É SER UM LEÃO. O QUE É O ORGULHO DE SER LUSA


2-Enéas, o Rei Inesquecível









Nasceu dia 18/3/1954 em São Paulo, a história dele na Portuguesa teve início no meio dos anos 60, quando ele começou a jogar pelo futsal infantil do time verde encarnado. E foi nas quadras que ele adquiriu o toque de bola rápido, a impulsão perfeita rumo ao gol e a confiança, que marcaram suas lindas jogadas ao longo do tempo nos gramados.
No início da década de 70, Enéas quase abandonou a bola, quando ficou afastado por um ano por ter encontrado um emprego de office-boy. Sorte dos amantes do futebol que o então técnico de juniores da Lusa, Nena, convenceu o craque a voltar a vestir a camisa rubro-verde.
Porém, foi Oto Glória que deu a Enéas a grande oportunidade de sua carreira como jogador de futebol. O treinador estabeleceu seu posicionamento definitivo em campo, ao colocá-lo na posição de Basílio, que foi deslocado para o meio-campo

"Quando vi Enéas treinando na Portuguesa, eu tive certeza de que era um craque. Com o recuo de Basílio, ganhei um grande meia-armador e um ponta-de-lança sensacional", explicou Glória na época.
Otto Glória ex-técnico da rubro-verde


Ele o grande responsável pelo título paulista, ainda que dividido com o Santos, em 1973. Acusado muitas vezes de “dormir” em campo, Enéas era na realidade um grande craque e até hoje é lembrado e respeitado pela torcida lusitana.

"A fama de dorminhoco de Enéas foi arquitetada e preparada em muitas situações pela grande maioria de nossa mídia colonizada e prepotente para afastá-lo da conquista do mundo e da Seleção Brasileira".
Luciano Nassar, autor do Livro Enéas, um rei esquecido

Foi sem duvida um dos maiores avantes que já passou pela Portuguesa, senão o maior atacante que já passou pelo clube.
As boas atuações com a camisa da lusa fizeram com que o jogador fosse convocado para a Seleção Brasileira duas vezes.
A primeira foi em 1974. Na ocasião, ele chegou a fazer os preparativos e os treinos para a Copa da Alemanha, mas acabou sendo cortado.
Em 1976, ele voltou a vestir a seleção Canarinho onde marcou o gol do empate por 1 X 1, entre Brasil X Paraguai. No mesmo ano, Enéas jogou pela última vez na Seleção Brasileira, na vitória por 2 X 1 sobre o Uruguai.
Jogou ainda no Bologna da Itália e no Palmeiras sem o mesmo brilho. Depois de quatro anos no Parque Antártica, foi para o XV de Piracicaba. Passou ainda por Juventude, Atlético Goianiense, Desportiva Ferroviária e Operário de Ponta Grossa, antes de encerrar a carreira no Central Brasileira de Cotia.
Em 22 de agosto de 1988, o jogador sofreu um grave acidente de carro na Avenida Cruzeiro do Sul. Após quatro meses internado, morreu em 27 de dezembro, aos 34 anos.
Apesar de sua morte, Enéas sempre esteve, e ainda está, na memória do torcedor da Portuguesa, até mesmo quem não o viu nos gramados sente carinho e admiração pelo ótimo jogador e pelo craque que, mesmo longe ou na seleção Brasileira, ainda respeitava e amava o clube rubro-verde.
Enéas é o craque, o rei e sempre estará no coração da rubro-verde, é o jogador que nunca mais se viu na Portuguesa ou em qualquer outro clube de futebol mundial.
Enéas é o jogador símbolo, o herói e a descrição da Portuguesa, mesmo nas piores situações ainda impõe respeito e admiração do povo brasileiro, torcedor ou não da Lusa.
Enéas você é, foi e sempre será o Ídolo da Lusa e nunca será esquecido e você é sem dúvida o retrato da Lusa, a Lusa guerreira, a Lusa imbatível e a Lusa que nunca acabará.
Onde você estiver saiba que o seu nome, sua história sempre estará nos corações, e nas mentes, das antigas e nas novas gerações de lusitanos e só podemos dizer

OBRIGADO POR TER JOGADO NA LUSA
Esses craques mundiais são apenas dois que foram revelados na Portuguesa para o mundo nesses 90 anos de glórias, apenas dois Ídolos que conquistaram o mundo e a cada dia fazem o nome da Portuguesa de Desportos ficar em evidência.
Hoje podemos estar em uma situação que não é das melhores, mas esse ano é o ano do recomeço, de juntar o melhor do passado para poder ser colocado no presente para poder ter um futuro melhor.
Parabéns Portuguesa, você nunca irá acabar, pois quem joga pela Lusa não são apenas jogadores, são campeões que hão de vibrar os nossos corações, e com esta glória, com está grandeza que tu és grande, ó Portuguesa!
Lusa 90 anos com o Orgulho de ser Lusa

Nenhum comentário: