15/07/2010

Entrevista com o presidente da Lusa

Polêmico, odiado pela torcida e com um projeto de terceiro mandato, o Presidente da Portuguesa o Senhor Manuel da Conceição Ferreira, o Manuel Da Lupa, foi entrevistado pelo Gazeta Esportiva e falou desde do projeto para a mudança do estatuto, até mesmo sobre a sua atuação como presidente da Associação Portuguesa de Desportos .
Confira a entrevista exclusiva do presidente da Portuguesa, Manuel da Lupa à GE.Net.

GE.Net- O senhor chegou a ficar internado esses dias? Tem algo a ver com nervosismo por esses dias de definição política?
Manuel da Lupa - Fui internado domingo, eu tive um problema de úlcera que eu nem esperava. Lá tive que fazer endoscopia e cauterização. Passei um dia na UTI, um dia no quarto e só hoje (quarta-feira) que eu fui liberado. Mas eu acredito que não tem nada a ver com o nervosismo. Quem dirige um clube como a Portuguesa, que está nesta situação e que nós estamos recuperando, está sempre sob pressão. Nós sabemos de tudo que acontece, os problemas do clube, mas felizmente não é nada demais, apesar do estresse.

GE.Net - Por que o senhor está tentando a reeleição?
Manuel da Lupa - Eu fiz um projeto há dois anos, mas acontece que nos temos acordos com o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) que são mais longos. São acordos, que se não forem cumpridos, trarão problemas e mais dívidas ao clube, pois são valores substanciais. Precisamos dar continuidade ao trabalho. Mesmo havendo quem possa continuar o trabalho, não é qualquer pessoa. Há quem possa, mas as pessoas têm ocupações e atividades. O conselho precisa autorizar a minha reeleição, se conseguirmos, acabaremos com as dívidas do clube em mais três anos.

GE.Net - O senhor não vê um candidato na situação que possa substituí-lo?
Manuel da Lupa - Hoje, se você convidar um vice-presidente de qualquer departamento para assumir o clube, ele sabe que não é um prêmio, é um ônus muito grande, por causa da situação financeira que o clube vem acumulando ao longo dos anos. Precisamos pagar as contas em dia e isso é difícil, ninguém consegue. Gostaria muito que alguém desta gestão continuasse o projeto daqui a três anos. Ou até mesmo alguém da oposição, queremos o melhor para a Portuguesa.

GE.Net - Em outra oportunidade, o senhor chegou a citar que tinha medo que um "Zé Mané" assumisse o clube. É isso mesmo?
Manuel da Lupa - É verdade. O grande problema é que qualquer clube de futebol tem sempre uns aventureiros, como a Portuguesa também tem. Se eles não cumprirem os compromissos, a Lusa quebra! Você precisa cumprir todos os acordos para sobrar dinheiro e você conseguir diminuir as dívidas. Se a pessoa cumprir, tudo bem. Há quem possa ser presidente, mas a pessoa terá que se sujeitar a correr diversos riscos.

GE.Net - Não tem medo de ser comparado ao Mustafá (Palmeiras) ou Dualib (Corinthians)?
Manuel da Lupa - Não, pois a diferença é que a nossa gestão é transparente, temos uma auditoria bem apurada com o COF (Conselho de Orientação Fiscal). Não tenho nenhuma ideia de me eternizar no poder, muito pelo contrário. Se houver alguém que queira assumir, em abro mão (da presidência) sem problemas, mas a dívida do clube não se resolve tão rapidamente. A minha ideia é acabar com as dívidas do clube em mais uma gestão de três anos. Não penso em me eternizar.

GE.Net - Quais são as garantias que o senhor pode dar para se manter por mais três anos como presidente?
Manuel da Lupa - As garantias você pode ver no banco que trabalha com a gente, que é nosso patrocinador e também nos ajuda. Eu tenho credibilidade. Temos também o presidente de finanças (Coronel Lucas), que tem credibilidade. Claro que outras pessoas também têm competência, mas elas não assumem a responsabilidade.

GE.Net - O senhor vê esse atual time com chance real de acesso?
Manuel da Lupa - O planejamento deste ano é pra subir. Mas todos nós sabemos que não se ganha campeonato antes do fim, assim como não se ganha jogo antes do apito final. Nosso elenco é um dos melhores da Série B, mas sabemos que isto não significa nada. Mesmo assim, nosso plano é subir.

GE.Net - O que o senhor tem a dizer sobre as críticas da torcida a seu respeito?
Manuel da Lupa - A gente entende, pois sou presidente e torcedor. Antes disso, ainda, fui somente torcedor. A gente respeita a opinião de cada um, mas eles tem que ver que o trabalho foi bem feito. Infelizmente, o presidente não joga bola, mas quero fazer o melhor para o clube.

GE.Net - Segundo a oposição, o senhor estava ameaçando entrar na justiça comum para decidir a proposta de reeleição, pelo fato de os conselheiros terem 'boicotado' as consultas para emenda. Isto realmente ocorreu?
Manuel da Lupa - Eu não ameaço nada. Se eu tivesse que entrar na justiça, eu teria feito. Entretanto, eu quero dar mais tranquilidade para o clube. Se fosse aplicar tudo que a lei diz, já teria feito. A gente respeita o que cada um faz. A gente respeita o que cada um faz e pensa, mas nós, do Conselho, nos juntamos e achamos melhor fazer esta votação.

GE.Net - A oposição ainda afirmou ter feito um acordo: votariam a favor da reeleição e, assim, o senhor não entraria na Justiça Comum. Foi isso mesmo?
Manuel da Lupa - Na realidade não pedi nada para ninguém. Além disso, esse negocio de acordo pra mim é novidade. O pessoal vai votar da consciência de cada um. Eu vou tentar me reeleger, mas vou entender. Se o Conselho entender que eu posso, eu não vejo nada de antidemocrático nisto.

Nenhum comentário: