06/12/2010

Mais uma vez no quase...até quando?

(Foto:José da Cunha/Portuguesa) Elenco da Lusa 2010
Wéverton, Glauber, Preto Costa, Ademir Sopa, Marco Antonio, Dodô,
Fabrício, Héverton, Paulo Sergio, Maurício, Fabinho
A Portuguesa completou neste ano de 2010, 90 anos de fundação, 90 anos de tradição, de glórias, mas teria sido melhor ter esquecido este ano.
Considerada uma das favoritas ao acesso para a série A 2010, a Portuguesa começou com tudo, passando por cima de todos os seus oponentes como um exército organizado, com os seus canhões, Héverton, Paulo Sergio e Athirson.
Ai chegou a parada para a realização da Copa do Mundo, o momento do técnico Oswaldo Alvarez analizar o seu elenco e "ajeitar" o seu tanque de guerra, colocando peças novas como o goleiro Weverton, e a principal contratação rubro-verde, o atacante Dodô, conhecido como o "artilheiro dos gols bonitos", que queria retornar ao estado de São Paulo, além de recuperar alguns de seus soldados que estavam se recuperando depois de algumas batalhas.
Mesmo após a derrota para o Duque de Caxias, por 3X2 no Canindé, o exército rubro-verde passou por cima de muitos adversários (São Caetano, Icasa, América RN e ASA).
Mas foi no dia de sua fundação, dia 14 de agosto, no estádio dos Aflitos em Pernambuco, que o sonho do acesso se tornou em um pesadelo.
Como baratas tontas, a equipe do Náutico venceu a Lusa por 1X0 e iniciou a crise do Canindé, após esse jogo a Lusa caiu em um abismo, com derrotas para Ponte Preta, Bahia, Sport, Vila Nova, Coritiba, Bragantino, empates para Guaratingueta, Ipatinga e Brasiliense e apenas 2 vitórias para Figueirense e Santo André, o elenco começou a ser desacreditado por sua torcida, sem esperanças, o elenco pedia a saida de seu comandante Oswaldo Alvarez, o Vadão, que já não sabia o que fazer com o elenco e já desistia do acesso.
Mas a Lusa começou a respirar, vencendo o America MG por 3X2 e após a goleada por 6X1 sobre a equipe do Paraná Clube, a Lusa passou a respirar novamente, como um bebê que saia do útero da mãe, a Lusa via a luz, mas não a luz da sala de parto, mas a luz de dias melhores, mas não foi bem assim.
A Lusa foi derrotada pelo fraco Icasa no estádio do Romeirão, que foi a gota d'agua da diretoria da Lusa, que demitiu o comandante Oswaldo Alvarez e colocaram o técnico Sergio Guedes, que viu em sua frente um exército desmotivado, uma nação enfurecida e uma diretoria desesperada e um sonho quase que impossível, levar os soldados rubro-verdes a série A do Campeonato Brasileiro 2011.
(Foto:José da Cunha/Portuguesa)
Sergio Guedes conseguiu fazer o impossível
E o comandante fez o impossível, injetou ânimo ao elenco, que voltou a encontrar o caminho das vitórias, restaurou a esperança da torcida que, aos poucos, foram voltando ao Canindé, e a nação rubro-verde começou a acreditar.
Mesmo perdendo para o América RN e Bahia, a Lusa foi até a ultima rodada como o time que poderia roubar a vaga do América MG, quarto colocado e ultimo colocado do G-4.
E foi na ultima rodada, enfrentando a equipe do Sport, na Ilha do Retiro, palco onde a Lusa havia se salvado do descenço a série C em 2006, que poderia ser o palco perfeito para voltar a série A, mas a Lusa não dependia só dela, dependia de uma derrota do América MG para uma fraquissíma Ponte Preta, que havia colocado muitos garotos da base e dispensado muitos de seus jogadores titulares, mas a todos ainda acreditavam no acesso, mas ai é que entra a pergunta...torcida unida, elenco restaurado, e com isso nos perguntamos, o porque a diretoria ainda ter acreditado em Oswaldo Alvarez e não ter chamado Sergio Guedes á algumas rodadas atrás? o por quê de investir em um técnico que não acreditava em mais nada e que estava desmotivando o elenco e a sua apaixonada torcida?
Mas foi na Ilha do Retiro que a Lusa venceu o Sport por 2X1, mas viu o sonho do acesso ir por agua abaixo, em Campinas, onde a Ponte Preta empatou com o América MG e viu o time mineiro pegar a quarta e ultima vaga para a série A em 2011.
Esse ano a Lusa não conquistou nada no futebol profissional e mais uma vez ficou no quase, sexto lugar no paulista, quinto lugar na série B e derrotado nas quartas de final na Copa do Brasil, perdendo para o Campeão Brasileiro da série A, o Fluminense.
O que aconteceu com a minha Lusa de 1996, vice campeã brasileira? o que aconteceu com a Lusa de Denner, Enéas, Djalma Santos, Rodrigo Fabri, Zé Roberto e tantos outros que até hoje são respeitados e idolatrados por muitos jogadores do passado, do presente e do futuro? Quantas vezes meu amigo teremos que chorar, gritar e nos emocionar só para ficarmos no quase?
Esse ano teremos a eleição que definirá o futuro da nossa Portuguesa de Desportos, hora de deixarmos de nos queixar e irmos decidir o nosso futuro, vamos todos fazer história na Lusa mudando esse triste presente em que vivemos, vamos lutar para trazer de volta a Lusa que meu avô chorou, a Lusa que o seu pai se emocionou e a Lusa que nossos filhos deverão se emocionar.

Nenhum comentário: