10/11/2010

Lusa faz o vira vira e afunda o Brasiliense



A Lusa bateu o Brasiliense de virada por 3 a 1, na noite desta terça feira, no Canindé, e está cada vez mais vivo no sonho do acesso.
Com o resultado, a Portuguesa subiu ao quinto lugar, com 56 pontos, e está apenas 1 ponto atrás do América MG, quarto colocado do G4 do Campeonato Brasileiro.


Brasiliense surpreende

Com a ausência do capitão Marco Antonio, a Portuguesa sofreu na armação das jogadas, além de dar espaço para os contra ataques da equipe do Brasiliense.
Em um deles, aos 21, o meia Adriano Felício recebeu lançamento em profundidade e chutou na saída do goleiro Weverton, mas a bola foi por cima.
E foi a segunda tentativa de gol, aos 27, Aloísio recebeu na grande área e bateu cruzado. A bola desviou no zagueiro Preto Costa e foi parar no fundo da rede, deixando o Jacaré na frente e deixando a torcida da Lusa impaciente.


Queda de energia paralisa o jogo, mas acorda a Lusa

Aos 32 minutos do primeiro, por conta de um problema de energia, o Canindé sofreu uma queda de energia, que durou 20 minutos.
Durante esta parada o técnico Sergio Guedes pode analizar melhor o início da primeira etapa e fez as alterações que mudaram o ritmo da partida, abrindo mão do esquema com três zagueiros e apostando no 4-4-2, com o camisa 10, o meia Héverton, sendo o responsável pela armação das jogadas. Domingos deu lugar para Fabinho, enquanto Marcos Paulo entrou no lugar de Romano.
As alterações surtiram efeito e a Portuguesa passou a pressionar o Jacaré. Aos 41, Fabrício desceu pela esquerda e acertou uma bomba, que carimbou o travessão do goleiro Guto, e começando a acender a raça lusitana.


Massacre verde encarnado no segundo tempo

A Lusa voltou impossível para etapa final e precisou de apenas oito minutos para fazer o "vira" em cima do Brasilience. Logo aos cinco, após cobrança de escanteio, Ademir Sopa cabeceou na trave. No rebote, o volante não perdoou e escorou para o gol aberto, deixando tudo igual no Canindé.
"Fico muito feliz pela atuação e, principalmente, porque vencemos uma importante partida. Agora é seguir trabalhando pelo acesso", afirmou o jogador após o jogo para a Assessoria de Imprensa da Portuguesa.
Inspirado, Sopa teve participação fundamental na virada rubro verde. Aos oito, ele deu um belo passe para Dodô. Cara a cara com o arqueiro visitante, o "Artilheiro dos gols bonitos" não teve misericórdia, finalizou e marcou o seu oitavo gol com o manto verde encarnado.
Dodô estava mesmo inspirado. Um dos grandes nomes do jogo, ele ampliou a vantagem lusitana. Aos 28, após cruzamento de Paulo Sérgio, o avançado cabeceou para dar números finais ao marcador.


Sergio Guedes pede foco do elenco Lusitano

Em entrevista coletiva concedida após a vitória de virada sobre o Brasiliense, o técnico Sérgio Guedes afirmou que a Lusa precisa se esquecer dos adversários direto pelo acesso e encarar cada jogo como uma final, e esquecer de se secar seus concorrentes.
"Não é o momento de ficar pensando nos adversários, torcendo contra e fazendo contas. Temos que pensar nos nossos jogos e fazer a nossa parte", declarou.
Guedes também comentou sobre a próxima partida da Lusa, diante do Bahia, terceiro colocado no G-4, sábado, em Salvador. "É mais uma final. O Bahia poderá estar jogando o acesso, enquanto vamos para manter as nossas chances. É o encontro de duas grandes equipes", disse.


Que venha a Batalha de Pituaçu

A Lusa volta a campo no sábado, às 21 horas (horário de Brasília), quando enfrenta o Bahia, concorrente direto pelo acesso, em Salvador.



PORTUGUESA 3x1 BRASILIENSE
Campeonato Brasileiro Série B - 35ª rodada
Estádio do Canindé (São Paulo) - 09/11/2010
Árbitro: Edmundo Alves do Nascimento/SC
Auxiliares: Angelo Rudimar Bechi e Claudemir Maffessoni, ambos de Santa Cantarina
Cartões amarelos: Maurício e Héverton (PORTUGUESA) Totó, Daniel e Deda (BRASILIENSE)
Cartão vermelho: Djavan (BRASILIENSE)
Gols: Ademir Sopa, aos 5 minutos do 2º tempo, e Dodô, aos 7 e aos 28 minutos do 2º tempo (PORTUGUESA) Aloísio, aos 27 minutos do 2º tempo (BRASILIENSE)


PORTUGUESA
Weverton; Maurício, Preto Costa e Domingos (Marcos Paulo); Paulo Sérgio, Glauber, Ademir Sopa e Romano (Fabinho (Thiago Gomes)); Héverton, Dodô e Fabrício
Técnico: Sérgio Guedes
Não participaram: Lúcio (G), Rai, Henrique e Zé Carlos


BRASILIENSE
Guto; Ruy, Fábio Braz, Dezinho e Wilian; Deda (Daniel (Erivelto)) , Totó, Danilo Portugal e Adriano Felício (Acosta); Aloísio e Djavan
Técnico: Andrade
Não participaram: Artur (G), Moacri, Cicinho e Adrianinho



Nenhum comentário: