11/09/2010

Lusa vence o Figueirense e se aproxima do G-4

A Portuguesa conseguiu, nesta tarde de sábado, bater o Figueirense pelo placar de 1X0, com uma assistência perfeita do meia Héverton seguida de um bonito gol do atacante Dodô, o "Artilheiro dos Gols Bonitos", no estádio do Canindé. O resultado termina com o jejum de sete jogos sem triunfos da equipe verde encarnada nesta Série B, além de dar mais tranquilidade ao técnico Vadão que estava ameaçado de deixar o clube do Canindé.
"Infelizmente no Brasil a gente tem essa cultura [em relação ao treinador]. É claro que todo mundo cobra, torcida, imprensa, todo mundo estava em busca do resultado. Mas essa vitória dá uma tranquilidade pra todo mundo e serve também pra mostrar que temos respeito e orgulho por essa camisa", afirmou o meia Athirson.
O Figueirense, mesmo com a derrota, segue com a liderança da série B, já que o Coritiba apenas empatou em 1 a 1 com o América-MG e subiu para 37 pontos, ficando com dois a menos que o time catarinense. Já a Portuguesa ganha duas posições, pula para o oitavo lugar e agora soma 31 pontos, ficando a apenas três pontos do G-4.
Apesar da tarde de sol na capital paulista, a péssima fase da Lusa deixou o público no Canindé ficar abaixo do esperado. Quem compareceu, pôde ver o time da casa abrir o placar logo aos 5min de jogo. O atacante Dodô recebeu lindo passe de ‘cavadinha’ de Héverton e, com tranquilidade, bateu no canto esquerdo do goleiro Wilson. O duelo seguiu bastante aberto, com muita movimentação das duas equipes e, consequentemente, chances de gol dos dois lados.
A próxima boa oportunidade foi do Figueirense, em jogada individual de Willian pela esquerda. O atacante invadiu a área, passou por três defensores, cortou para o meio e soltou a bomba. Weverton, bem posicionado, conseguiu espalmar a bola para frente; no rebote, Lucas bateu de primeira e tirou tinta da trave esquerda.
Mas as melhores chances na sequência da etapa inicial foram da Portuguesa, principalmente com Dodô, que perdeu uma boa chance nos minutos finais, cara a cara com Wilson. “A gente está tendo espaço para jogar. Precisamos ter um pouco de calma para criar mais situações de gol, como as que a gente criou agora no final”, afirmou o atacante Dodô.
Ao contrário do final da etapa inicial, quem começou assustando no segundo tempo foi o Figueirense. Após cobrança de escanteio, Weverton saiu mal e o zagueiro João Filipe finalizou de direita, da pequena área; mas o goleiro da Portuguesa se redimiu com uma defesa milagrosa em cima da linha e salvou os anfitriões. O susto já foi suficiente para a Portuguesa se encontrar novamente e voltar a criar boas oportunidades.
Athirson, um dos principais articuladores do time no primeiro tempo, apareceu pelo meio, avançou com liberdade e encheu o pé, mandando a bola por cima do gol, mas com muito perigo. Em seguida, foi a vez de Dodô receber dentro da área, girar para cima do zagueiro e tentar a finalização; porém, o atacante foi travado na hora do chute, sentiu uma contusão na perna esquerda e precisou deixar o campo.
Porém, a necessidade do Figueirense em pelo menos empatar a partida para seguir na liderança (sem depender dos outros) fez com que, naturalmente, o time visitante começasse a ganhar ‘terreno’, ficando assim com mais tempo de posse de bola. Enquanto isso, a Portuguesa, recuada, se defendia bem das tentativas de ataque do time catarinense., seguindo assim até o apito final.

FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA x FIGUEIRENSE
Campeonato Brasileiro 2010 - 22ª rodada
Estádio do Canindé - 11/09/2010
Árbitro: José de Caldas Souza/DF
Assistentes: João Paulo Neto e Renato Miguel Vieira, ambos do Distrito Federal
Público: 2.152 pagantes (mulheres e crianças até 12 anos não pagaram ingresso)
Renda: R$ 31.570,00
Cartões amarelos: Athirson, Fabinho e Ademir Sopa (PORTUGUESA) Lucas, João Filipe e Baraka (FIGUEIRENSE)
Gol: Dodô, aos 5min do 1º tempo (PORTUGUESA)

PORTUGUESA
Weverton; Paulo Sérgio, Domingos, Preto Costa e Fabrício; Ademir Sopa, Marco Antonio, Fabinho, Héverton (Malaquias) e Athirson (Henrique); Dodô (Zé Carlos)
Técnico: Oswaldo Alvarez
Não participaram: Lúcio, Thiago Gomes, Guigov e Acleisson

FIGUEIRENSE
Wilson; Lucas, João Filipe, Roger Carvalho e Juninho; Baraka, Maicon, Coutinho (Hélder) e Fernandes (Roberto Firmino); Reinaldo e William (Heber)
Técnico: Márcio Goiano
Não participaram: Ricardo, João, Bruno Vieira e Jeovânio

Nenhum comentário: