Essa goleada aconteceu pela disputa da sexta rodada do segundo turno do Campeonato Paulista em pleno estádio do Pacaembu, atual palco do Corinthians, onde contando com Eneas e Dicá bem inspirados, venceram os alvinegros por 5 a 1.
"Era um time muito bom. O técnico era o Oto Glória, que fez história no clube. Ele chegou em 1973, arrumou a casa e levou o time ao título paulista. A base foi mantida para os anos seguintes e isso fez a diferença", explicou Antônio Quintal, comentarista da Rádio Tupi AM, que acompanhou de perto a equipe rubro-verde durante a temporada de 1975.
Ainda segundo Quintal, o resultado conquistado sobre a equipe alvinegra não foi uma grande surpresa. "Essa equipe ficou marcada por fazer grandes partidas. Para você ter idéia, em 1975 mesmo, no Troféu Laudo Natel (realizado em fevereiro do mesmo ano), a Lusa já havia vencido o Corinthians por 3 a 0", afirmou o comentarista.
Momentos como esse mostram a grandeza da Associação Portuguesa de Desportos e, apesar da atual situação, merece ser respeitada e valorizada pelo povo brasileiro e principalmente pelos clubes paulistas, a Portuguesa é mais que um clube de futebol é um pedaço da cultura lusa, é uma parte importante da história de São Paulo e da história do futebol mundial.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 5X1 CORINTHIANS
Campeonato Paulista - 6ª rodada da fase inicial do 2º turno
Estádio do Pacaembu - 06/07/1975
Árbitro: Dulcídio Wanderley Boschilla/SP
Público: 31.041 pagantes
Renda: Cr$ 399.350,00
Gols: Dicá, aos 20 e aos 35min do 1º tempo, Zé Maria (contra), aos 41min do 1º tempo, e Eneas, aos11 e aos 20min do 2º tempo (PORTUGUESA) Zé Roberto, aos 28min do 2º tempo (CORINTHIANS)
PORTUGUESA
Zecão. Cardoso, Mendes, Calegari e Santos (Isidoro). Badeco, Dicá e Xaxá. Tatá (Tião Abatiá), Eneas e Antonio Carlos
Técnico: Oto Glória
Nenhum comentário:
Postar um comentário