
"Consegui me movimentar bem e estou contente com a estreia. Foi um importante resultado sobre um adversário de qualidade", afirmou. "Fico feliz pela forma como o torcedor me acolheu e quero retribuir isso", completou.
A Portuguesa até que tentou, mas não conseguiu virar o jogo em cima do Guaratinguetá nesse sábado e empatou por 1 a 1, pela décima rodada da Série B. Com o placar igual, a Lusa perdeu a oportunidade de entrar no G-4. Já o Guará aproximou-se um pouco mais dos quatro melhores da competição.
Aos 25 minutos do primeiro tempo, Malaquias cruzou bola na área, e Athirson desviou de cabeça por cima do travessão. Dois minutos depois, Everson fez linda defesa em cobrança de falta de Athirson no ângulo direito. Aos 32, o zagueiro Álvaro, do Guaratinguetá, em conclusão à queima-roupa, cabeceou nas mãos do goleiro da Lusa.
O gol do Guaratinguetá saiu aos 34 minutos. Depois de cruzamento na área de Renato Peixe, Tozin não conseguiu desviar, mas a bola sobrou para Nenê empurrar para o fundo da rede. 1 a 0. Aos 37, Emerson cobrou falta na área, Everson defendeu de mãos trocadas. O empate da Lusa aconteceu aos 40 minutos da etapa inicial. Acleisson levantou a bola no segundo pau, e Héverton mandou de cabeça para o barbante. 1 a 1.
No etapa complementar, logo nos minutos iniciais, Nenê mandou bola para a área, e Lucio Flavio cabeceou no ângulo direito. Só que o goleiro da Portuguesa defendeu com a ponta dos dedos. Aos 9, Everton colocou a bola na cabeça de Kempes, que desviou no meio do gol. A partida seguiu truncada, com muitas faltas, porém, eletrizante.
A partir dos 30 minutos, a pressão foi toda do Guaratinguetá. Aos 36, Serginho dominou bola na grande área, mas bateu prensado pela linha de fundo e desperdiçou uma das melhores chances do Guará. Dois minutos depois, Mazinho colocou Serginho na cara do gol, e o atacante encheu o pé. A bola explodiu no travessão e não entrou.
Aos 42, Fabio Silva cruzou no segundo pai e Marcinho emendou rente à trave direita. Em seguida, Ronaldo tirou bola da Portuguesa em cima da linha e evitou a virada da Lusa no único ataque perigoso dos visitantes no segundo tempo.
Em entrevista coleitva, o técnico Oswaldo Alvarez minimizou a saída do grupo dos líderes da competição nacional. Para ele, o importante é alcançar as sete mini metas traçadas para todo o campeonato.
A mini meta atual da rubro verde é somar pelo menos 10 pontos nos primeiros seis jogos após a Copa do Mundo. Para isso, a Lusa precisa conquistar ao menos seis pontos nas próximas três rodadas.
"É claro que preferíamos estar no G4, mas isso não é o mais importante neste momento. Temos que nos preocupar com as mini metas, pois elas nos darão, no final do campeonato, a pontuação necessária para buscar o acesso", explicou.
Segundo Vadão, o empate diante do Guará não foi um resultado ruim. "Hoje não podemos lamentar o resultado. Foi um jogo equilibrado, onde fizemos um bom primeiro tempo, mas tivemos uma caída durante a etapa final", disse.
FICHA TÉCNICA
GUARATINGUETÁ 1x1 PORTUGUESA
Campeonato Brasileiro Série B - 10ª Rodada
Estádio Prof. Dário Rodrigues Leite - 24/07/2010
Árbitro: Antônio Rogério Batista do Prado-SP
Assistentes: Herman Brumel Vani e Junival Rodrigues de Souza, ambos de São Paulo
Público: 3070 pagantes / Renda: R$44.229,00
O técnico Oswaldo Alvarez recebeu três "reforços" para a disputa contra o Guaratinguetá neste sábado, às 16h10, na cidade do interior paulista. A volta do zagueiro Domingos e da meia Fabrício, suspensos pelo STJD, além do volante Acleisson, suspenso pelo terceiro amarelo.
Os dois atletas foram julgados no dia 8 de julho, após terem sido expulsos na partida contra o Paraná Clube por motivo de desrespeito ao arbitro da partida, pela sétima rodada da Série B, e tiveram como pena a suspensão de três jogos, mas o Departamento Jurídico da Portuguesa conseguiu um efeito suspensivo que anulou a suspensão no jogo contra a equipe do Guará.
Com isso Oswaldo Alvarez poderá contar com os seus principais zagueiros (Maurício, Domingos e Thiago Gomes) para a partida contra o Guaratinguetá e com um dos principais destaques para a ala-esquerda.
Confira a entrevista na íntegra:
Então Ronaldo como surgiu a sua vontade de se tornar um jogador de futebol?
DESDE QUE ME ENTENDO POR GENTE JÁ JOGO FUTEBOL, COMECEI AOS 4 ANOS NO SALÃO DO MAUAENSE.
Você chegou ao elenco principal da Lusa como a grande promessa da rubro-verde. Você sente alguma pressão com isso?
PRESSÃO SEMPRE EXISTE, EM QUALQUER LUGAR, E ATÉ FICO FELIZ POR SUBIR AO PROFISSIONAL COMO PROMESSA DE GOLS, COMO JÓIA DA BASE, EU SINTO QUE ISSO MOSTRA MEU VALOR, RESSALTA MINHA QUALIDADE, E ESPERO RESPONDER A ALTURA.
Então quando você chegou você conheceu alguns jogadores com bastante experiência, como você sentiu sabendo que iria conviver com eles?
NO COMEÇO É ENGRAÇADO, NO MEU CASO QUANDO SUBI UM JOGADOR COM MUITA EXPERIÊNCIA E MUITO NOME, NO CASO DE ATHIRSON, CESAR PRATES, O PRÓPRIO CHRISTIAN, SÓ OS TINHA VISTO, JOGANDO NA TV, E DE UM DIA PRO OUTRO ESTOU AO LADO DELES, TREINANDO, BRINCANDO, CONVIVENDO DENTRO E FORA DO TRABALHO COM ELES. EU APROVEITEI PERA PEGAR UM POUCO DE EXPERIÊNCIA, REPARAR NELES NO TREINO, OUVIR CONSELHOS.
Nesse ano vieram muitos reforços para a conquista da série B você se familiarizou com eles, como é a sua relação com os novos jogadores da rubro-verde?
NESSE ANO CHEGARAM JOGADORES DE MUITISSIMA QUALIDADE, TODOS SUPER GENTE BOA, DEPOIS DE CERTO TEMPO A GENTE TEM CERTA LIBERDADE, JA BRINCA, "TIRA SARRO", AQUI NO ELENCO DA LUSA É COMO SE FOSSE UMA FAMÍLIA MESMO. TODOS MUITO UNIDOS.
Como você reagiu quando descobriu que ele estaria jogando na Lusa?
EU NEM SABIA, FIQUEI SABENDO QUE ELE FOI CONTRATADO PELO SITE DA LUSA, FIQUEI SUPER FELIZ DE PODER ESTAR DO LADO DE UM JOGADOR COMO O DODÔ, IDOLO EM MUITOS CLUBES, O "ARTILHEIRO DOS GOLS BONITOS", SEMPRE FUI MUITO FÃ DO FUTEBOL DELE, DEPOIS QUE O CONHECI COMO PESSOA, VIREI MAIS FÃ AINDA, (RISOS). É UM DOS CARAS QUE EU SEMPRE PRESTO ATENÇÃO NOS TREINOS, MUITO BOM PODER TRABALHAR DO LADO DE UM CARA COMO ELE.
Bem neste momento vocês estão em contagem regressiva para mais um jogo, como fica o coração neste momento?Quais dificuldades vocês esperam encontrarão jogo contra o Icasa?
NO MEU CASO, TENTO FICAR SEMPRE TRANQUILO, BEM CONCENTRADO, PENSANDO EM LANCES E NO QUE VOU FAZER NO JOGO, MAIS AGENTE NÃO VÊ A HORA DE ENTRAR EM CAMPO. O TIME DO ICASA É UM TIME MUITO BOM, DE MUITA VELOCIDADE, E VEM BEM MONTADA, EU DOS DESTAQUES É O MEIA ATACANTE NUMERO 10, TEMOS QUE FICAR LIGADO NOS CONTRA-ATAQUE DELES, QUE É MUITO RÁPIDO.
Ronaldo você acredita que esse ano podemos conquistar o título da série B apesar dos desfalques que tivemos para as próximas rodadas?
COM CERTEZA, O ELENCO EM UM TODO É MUITO FORTE, TEMOS REPOSIÇÕES A ALTURA, ACREDITO NO TITULO DA LUSA ESSE ANO. NOSO TIME É TIME DE SERIE A. DESSE ANO O ACESSO NÃO ESCAPA!
E só para finalizar Ronaldo você gostaria de deixar uma mensagem para a torcida Lusitana?
QUERO DIZER AOS TORCEDORES PARA IREM AMANHÃ AO ESTÁDIO, APOIAR A NOSSA LUSA, POIS TAMBÉM SOU TORCEDOR DA PORTUGUESA, E QUE TEMOS DE ESTAR FECHADOS, O TIME COM A TORCIDA PARA SUBIRMOS JUNTOS, E COLOCAR A LUSA AONDE É O LUGAR DELA, NA SERIE A, ENTRE OS GRANDES. E QUERIA FALAR PARA OS TORCEDORES ME SEGUIREM DO MEU RECÉM-FEITO TWITTER RONALDO_H91. ABRAÇO LUSO A TODOS, E BOA NOITE, AMANHÃ É NÓS NO CANINDÉ!
Obrigado Ronaldo pela entrevista, e nós do programa Lusa em Destaque, desejamos uma trajetória de sucesso e de títulos, começando pelo título da série B desse ano.